7 Dicas Básicas de Sobrevivência Urbana para Situações Extremas

Nos dias de hoje, em muitos lugares do mundo, é fácil não estar atento aos princípios básicos da sobrevivência. Ter acesso ao conforto de uma casa, uma boa alimentação, proteção e atendimento médico facilitado, bem como outras conveniências, camuflam uma realidade subjacente de que qualquer um de nós está exposto a um ataque ou situação de perigo, a qualquer momento e por qualquer motivo, desde uma simples queda na rua ou no banheiro de casa até a um acidente de trânsito, uma agressão sem motivos ou um ataque terrorista.  

 

Ter consciência do ambiente que nos cerca e de tudo que está acontecendo ao nosso redor é fundamental para evitarmos uma situação de ataque ou agressão. Não importa o quão seguro possa parecer ou ser sua vida ou seu dia a dia, ainda assim, existe um risco alto de você ser alvo de algum tipo de violência, em qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer motivo.

 

A boa notícia é que existem diversas técnicas que diminuirão drasticamente as chances de você se tornar uma vítima de um ataque e de sobreviver, sejam eles ataques físicos,  bioquímicos, ataques contra a sua liberdade e privacidade ou de qualquer outro tipo.

 

O Krav Magá nos ensina a lutar pela sobrevivência. Aprendemos a fazer de maneira segura e eficaz, tudo que for necessário para defendermos nossa vida e nossa integridade, bem como a daqueles que estão ao nosso redor. A seguir, iremos listar algumas sugestões para que seja possível sobreviver a qualquer tipo de ataque, mantendo sua integridade e sua segurança, bem como as de sua família, sua comunidade e seus bens.

 

Abaixo vamos listar 7 princípios básicos de sobrevivência.
 

 1: Não se Deixe Dominar pelo Medo

Após o ataque de 11 de setembro, houve um aumento generalizado e compreensível de pessoas que relataram problemas psicológicos nos EUA, particularmente depressão, paranóia e medo. Meses após o ataque, pessoas que viviam a milhares de quilômetros de Nova Yorque ou Washington, incluindo algumas pessoas em áreas rurais, relatavam estar congeladas pelo medo, e diziam não serem capazes de dormir, trabalhar ou até mesmo sair de suas casas.  

 

Acredito não ser necessário dizer o quanto esse tipo de comportamento é prejudicial e autodestrutivo. Não se permita ficar paralisado ou usar o medo como desculpa para não fazer nada. Esse comportamento aumenta o risco e as chances de você tornar-se uma vítima. É preciso aprender a controlar as emoções e os sentimentos, para não deixar o medo ser mais forte do que você e suas atitudes.

 

Através de diversas técnicas, aplicadas dentro das forças de defesa de Israel e inúmeras outras unidades militares de elite, podemos observar que treinar Krav Magá fará com que você aprenda a lidar com suas emoções e controlar seu medo, diminuindo as chances de se tornar uma vítima.

2: Mantenha-se Saudável e em Forma

Se um ataque terrorista prejudicar sua comunidade, de forma direta, trazendo danos físicos à população ou de forma indireta, como resultado na interrupção dos serviços básicos, trazendo escassez ou dificuldades econômicas, estar saudável e em forma irá evitar possíveis consequências mais graves.

 

Médicos de todas as especialidades sabem que, no caso de um ataque bioquímico ou radiológico, pessoas fracas ou doentes são as que tem menos chances de sobrevivência, diferente daqueles que são fortes e saudáveis, que poderão sofrer reações mais leves ou até mesmo não serem afetados por alguns sintomas.

 

Além disso, um bom condicionamento físico fará com que fugir ou lutar por sua sobrevivência seja uma tarefa menos difícil.

3: Use a Mentalidade de Guerreiro

Para aumentar as chances de sobrevivência em situações de ataques e ameaças à vida e ao bem-estar, é preciso adotar uma “mentalidade de guerreiro“. Segundo Shale Paul, autor de The Warrior Within, algumas das táticas utilizadas por essa linha de pensamento são:

 

• “Tome decisões com tanto cuidado que nada possa perturbá-lo ou fazer com que você perca o equilíbrio.” Preparação e planejamento são as chaves para o sucesso e a sobrevivência.  


• “Torne-se inacessível ou acessível apenas por escolha.”  Ao se manter discreto e camuflar sua identidade quando necessário, você evita se tornar um alvo.


 • “Escolha seu tempo e território.”  Se você mora em qualquer cidade grande ou próximo a pontos que podem ser alvo de ataques, é importante que tenha um plano de fuga.  


• “Aprenda a sabedoria de não combater”.  Evite áreas de alto risco. Tome medidas e precauções para evitar um confronto sempre que possível.  


•  “Conheça seu inimigo.”  Avalie de forma realista o risco de um ataque e faça o que puder para minimizar esse risco.  


• “Permita (e organize) os fatos para agir por si próprio.”  Seus desejos e vontades são irrelevantes para os fatos de sobreviver a um ataque.  Sua preparação e força são as chaves para sua sobrevivência.  


• “Não permita que outros tornem você parte do problema deles.”  O maior perigo no caso de um ataque virá não do ataque em si, mas do pânico causado pelo ataque. Muitas vezes, pessoas que só queriam fugir ou se afastar, por medo, acabam machucando gravemente outras pessoas inocentes, de forma não intencional.  

4. Desenvolva Novas Habilidades e Recursos Essenciais de Sobrevivência

Como podemos aprender de acordo com o que a história nos mostra, ataques, guerras ou desastres naturais acontecem sem prévio aviso. Isso nos ensina que não temos tempo a perder, quando pensamos em nos preparar para agir nesses casos.

 

Aprender a se defender, a executar pequenos reparos e consertos, entender como armas e alguns equipamentos funcionam, poderá ser importante em situações de crise.

 

Em situações extremas, acontecem coisas que estão fora de nosso controle, que não permitem que algumas atitudes cruciais para a sobrevivência possam ser tomadas. Remédios podem ser desviados para áreas que sofreram ataques mais graves que a sua e, portanto, se tornem inacessíveis ou caros demais, por exemplo. Se o suprimento de alimentos da região onde você vive for atingido, pode haver racionamento ou falta de itens essenciais. Inflação, juros e taxas, podem fazer com que os preços disparados levem à falência seus negócios e tornem impossível manter sua casa e família seguros e tranquilos.  

 

Quando essas situações de crise acontecem, já é tarde demais para começar a se preparar para elas.  

 

Agir com antecedência para enfrentar os possíveis problemas, pode exigir algum esforço ou mesmo a privação momentânea de algum conforto. Porém, quando preparado, você terá a tranquilidade de saber que, se houver uma crise, você e sua família estarão prontos e irão enfrentar e superar os desafios intactos – mental, física e financeiramente.  
 

5. Aprenda sobre Primeiros Socorros

Ter conhecimentos básicos sobre primeiros socorros poderá ser primordial para salvar sua vida (ou a de alguém próximo) em uma emergência. A pessoa que detém esse tipo de conhecimento, consegue realizar alguns tipos de intervenção de forma rápida no próprio local onde aconteceu o acidente.

 

Existem alguns cursos básicos e gratuitos oferecidos por organizações como a Cruz Vermelha, bombeiros, polícia e inclusive por instituições de ensino conhecidas, em formatos presenciais e EAD. O objetivo destes cursos é esclarecer de forma sucinta os primeiros atendimentos a serem realizados em situações de emergência, visando a manutenção da vida, até a chegada do socorro especializado.
 

6. Proteja-se!

No caso de um grande ataque ou evacuação, todo tipo de crime e os saques irão aumentar, de forma que você em muitos casos não poderá contar com a proteção da polícia. Neste caso, a única coisa que existe entre os saqueadores, estupradores e assassinos e sua família ou negócios, é você.

 

Destes forma, é muito importante que você esteja protegido, e seja capaz de afastar essas ameaças. Estar protegido significa que além de dificultar o acesso aos seus bens com equipamentos de segurança, você também precisa saber manuseá-los, e caso eles não sejam suficientes para afastar o perigo, você deve estar pronto para sobreviver, usando o que for preciso para isso (como saber defesa pessoal por exemplo, ou ter algum tipo de instrumento próprio para defesa pessoal a pronto uso, ou até mesmo uma rota de fuga segura).
 

7. Treine Krav Magá!

O Krav Magá, é uma técnica comprovadamente eficaz para que qualquer pessoa possa aprender a se defender. Nas aulas, usamos movimentos baseados nos reflexos naturais do corpo para neutralizar um agressor ou ameaça. Além disso, boa parte do trabalho desenvolvido em aula ensina o aluno a se antecipar a uma agressão ou ataque, de forma que ele não só se torna capaz de entender os possíveis desdobramentos de uma ação ou movimento como também se torna mais atento ao ambiente que o cerca e aos sinais que podem indicar um problema, de forma que se torna mais fácil evitar uma situação de perigo.

Conclusão


O termo “lacuna reacionária” é usado para descrever a distância entre a consciência de que algo está acontecendo e o momento em que realizamos a ação de resposta a esse estímulo ou acontecimento. Quando somos surpreendidos por qualquer situação, nossa lacuna reacionária tende a ficar muito grande, dando a nossos cérebros uma chance de trabalhar através do ciclo de observar, orientar, decidir e agir. Quanto mais preparados ou treinados estivermos, mais rapidamente nosso cérebro alcançará dentro desse ciclo, o momento de agir. Assim, podemos afirmar que estar preparado, ou treinado, fará com que, quando enfrentarmos situações extremas (que acontecem em uma pequena fração de segundos), aumentaremos em muito nossas chances de sobrevivência.

 

Lembre-se: procure sempre um profissional qualificado para aprender sobre defesa pessoal, manuseio de instrumentos para segurança e proteção e primeiros socorros. A sua vida e a de sua família podem depender disso, e o risco de aprender algo que não seja efetivo ou seguro pede ter graves consequências. Nós, da Federação Internacional de Krav Magá, estamos a 25 anos transformando vidas no estado de São Paulo, e possuímos toda infraestrutura e conhecimento para ensinar defesa pessoal, da mesma forma como é feita nas maiores e mais reconhecidas escolas de Israel e do mundo.

 

Também buscamos promover, desenvolver, fomentar, massificar e democratizar a prática do Krav Magá no Brasil, sob os pilares da qualidade do ensino seguindo os ensinamentos do IMI (criador do Krav Magá), a educação à boa cidadania e aos valores humanos bem como o amor ao próximo e a consciência social.

AGENDE UMA AULA DE EXPERIÊNCIA GRÁTIS

Conheça nosso Centro de Treinamento e nosso trabalho através de uma Aula de Experiência Grátis!


Veja o que Nossos Alunos têm a Dizer Sobre Nosso Centro de Treinamento

Somos o maior Centro de Treinamento da região, com a maior e melhor infra-estrutra preparada para o ensino do Krav Magá no Ipiranga.

Além de possuirmos uma grande gama de horários, que oderece facilidade para seu treino, em nossa escola, acreditamos em fomentar uma comunidade de apoio e inclusiva.

 

Você treinará ao lado de indivíduos com mentalidade semelhante as suas e que são apaixonados pelo crescimento pessoal e pelo autoaperfeiçoamento. Confira o que nossos alunos falam sobre nós. Temos certeza que iremos inspirá-lo a superar seus limites e alcançar a grandeza. 

 

sepa.jpg

Tire Suas Dúvidas pelo WhasApp

Fale com Nossa Central de Atendimento Clicando no Botão abaixo

 

Krav Magá: O Guia Essencial

Compre nosso livro em versão física ou digital:

1688817366.png
Tudo o que você precisa saber sobre a Defesa Pessoal Israelense:


O intuito deste livro não é ser somente mais uma fonte de informações ou de técnicas sobre Krav Magá, mas sim, o trazer ao leitor uma perspectiva mais real e sem nenhum tipo de posicionamento, que possa distorcer ou modificar a verdade sobre tudo que envolve a arte de defesa pessoal israelense.

 

A ideia é que este livro sirva como um guia, para aqueles que já treinam, para os que começaram a treinar agora ou para aqueles que querem começar a treinar Krav Magá futuramente.