GUIA BÁSICO DE KRAV MAGÁ PARA INICIANTES

Se você está buscando informações sobre o sistema de defesa pessoal considerado o mais eficiente em todo mundo, você veio ao lugar certo! Montamos um pequeno guia, onde você aprenderá alguns dos princípios, fundamentos, e saberá quais são alguns dos movimentos básicos do Krav Magá!

 

O Krav Magá é um sistema de defesa pessoal que vai muito além do que uma série de golpes e defesas. Seu objetivo principal é salvar sua vida (ou a de quem esteja perto de você). O primeiro passo para atingirmos esse objetivo, e aprender Krav Magá de forma segura, está na mudança de pensamento: é preciso recusar-se a ser uma “vítima”. O segundo, é tornar-se capaz de responder à realidade, defendendo-se de qualquer tipo de agressão, em todos os seus aspectos físicos e psicológicos, desenvolvendo para isso novas habilidades.

 

Para o Krav Magá, idade, força, gênero ou nível de condicionamento físico são irrelevantes. A técnica foi desenvolvida para que qualquer pessoa seja capaz de se defender. Durante as aulas, o aluno desenvolve, de forma natural, o condicionamento físico, força física e mental necessários para enfrentar uma situação real de ataque.

1. Os Princípios do Krav Magá

No Krav Magá, existem alguns conceitos, princípios e técnicas muito importantes que devem sempre ser colocados em prática ao enfrentar um atacante. O conceito mais importante de todos é: faça o que for preciso para sobreviver.

 

  • Neutralize a ameaça: O principal objetivo para quem busca se defender de forma eficaz é neutralizar o ataque o mais rápido possível. No Krav Magá, você não para até que a ameaça seja eliminada e você esteja completamente seguro. Quanto mais rápido for sua reação para evitar, controlar ou bloquear o ataque, maiores são as oportunidades de permanecer ileso.
     
  • Movimento de defesa e contra-ataque simultâneos: no Krav Magá o aluno deve executar seus movimentos de defesa e contra-ataque simultaneamente, para que o agressor seja neutralizado e desencorajado a continuar a agressão e a situação, seja resolvida rapidamente.
     
  • Retzef – realize os movimentos de forma contínua e explosiva: Retzef é um termo hebraico que significa movimento contínuo. Você não pode realizar defesa e ataque simultâneos, a menos que seus movimentos sejam explosivos e contínuos. Conforme seu oponente responde aos seus contra-ataques, você deve continuar a atacá-lo, com golpes contínuos, rápidos, repetitivos e agressivos até que a ameaça seja completamente neutralizada.
     
  • Movimentos simples e naturais: no Krav Magá, não existem coreografias ou movimentos que fujam da reação natural do corpo humano. Para responder aos ataques, é preciso que o corpo seja rápido, e para isso, não podemos confiar ou fazer movimentos que sejam muito complexos. A técnica deve ser simples para ser eficiente.
     
  • Ataque os pontos sensíveis ​​do seu agressor: no Krav Magá, assim como na rua, não existem regras. Muitos dos movimentos de contra-ataque incluem ataques para a genitália, garganta e olhos, por exemplo. Esses movimentos correspondem com o objetivo de neutralizar o ataque. Quando sua vida está em risco, tudo é permitido.
     
  • Consciência situacional: esteja ciente de tudo que está ao seu redor. Esta é uma das coisas mais valiosas que o Krav Magá irá lhe ensinar. Estar ciente de tudo o que está ao seu redor pode salvá-lo de um próximo ataque ou dar-lhe uma saída se você já estiver em combate.
Krav Magá - Guia Básico para Iniciantes

2. O Krav Magá na Prática

As aulas de Krav Magá são autossuficientes. Assim como em qualquer arte marcial ou esporte de combate, o Krav Magá é compatível com tudo que pode ser feito, no aspecto físico, para melhorar o condicionamento físico, mobilidade e força dos alunos. As aulas, quando ministradas por profissionais experientes, possuem além da parte física do treinamento, uma parte teórica e outra prática.

 

Enquanto grande parte das artes marciais clássicas, principalmente as de origem oriental, trabalham o ensino de suas técnicas sob o contexto de trazer respostas específicas para problemas específicos, dentro de suas próprias regras e condutas pré estabelecidas, o Krav Magá ensina o aluno a entender a situação na totalidade, mostrando as inúmeras variáveis de cada situação, levando-se em consideração um ambiente real de violência e agressão. Desta forma, o aluno se torna capaz de interpretar as possíveis intenções de um agressor, para encontrar de uma forma rápida, a melhor estratégia ofensiva de neutralizar o ataque, muitas vezes, inclusive, antecipando-se a ele, de forma a evitar que a situação se transforme em uma ameaça mais grave, de alto risco.

 

Na parte teórica são ensinados princípios básicos de defesa pessoal, os movimentos e os comportamentos esperados em situações reais de agressão, e as formas mais eficientes para reagir ou interagir com aquela determinada situação. A parte prática das atividades, basicamente, se resume na realização dos movimentos ensinados pelo instrutor, de forma simples, aumentando gradativamente o nível de dificuldade e aplicando as técnicas em situações e exercícios que simulam a realidade ou desenvolvem outras habilidades além das físicas (percepção, agilidade, visão periférica, reflexo, etc.).

 

Os movimentos básicos do Krav Magá:


As aulas para iniciantes englobam uma gama de exercícios bastante ampla e completa, e têm por objetivo ensinar aos alunos as formas corretas de aplicação dos golpes, e ensinar os conceitos básicos que envolvem cada um deles (distância, potência, alvos, etc.), o conceito de transferência de peso e de movimentação, garantindo assim a segurança do praticante durante os treinos e a certeza de que, quando preciso, ele estará apto a realizar os golpes de forma eficiente e segura. Não adianta ensinar um aluno a se defender de uma situação complexa (ameaça ou ataques de faca, ou bastão, por exemplo) sem ter a certeza de que ele sabe fazer o movimento de bloqueio ou desvio de forma correta, e o contra-ataque, de forma eficiente e correta, sem riscos de lesão e com o máximo de potência e controle para evitar uma segunda agressão por parte do atacante.

 

Durante as aulas de inciante o aluno irá aprender, dentre outros:

 

  • Base: A postura básica do Krav Magá, muito próxima à sua postura natural de pé.
  • Golpes de Mão: golpes de mão fechada, de mão aberta, cotoveladas e todas as variações possíveis, em formas e direções.
  • Golpes de Perna: diversas formas de chutes.
  • Sequências de Golpes: as formas mais fáceis e eficientes de combinar os golpes de mão e de perna.
  • Solturas Simples: solturas de pegadas de mão, e de estrangulamentos (bem como diversas formas de evitar essas agressões).
  • Defesas Simples: contra golpes de mão e de perna.
     

Conforme o aprendizado e as graduações vão avançando, e o aluno vai desenvolvendo a capacidade física e mental para executar os movimentos, as situações e as defesas vão se tornando mais completas e mais complexas, envolvendo soluções para situações mais difíceis, como agarramentos, pegadas, imobilizações, ameaças com facas e armas de fogo, ataques com facas e bastões, etc.

Guia Básico de Krav Magá pra Iniciantes. Defesa de Golpe de Boxe.

3. Os benefícios da prática

O desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, fazem do Krav Magá uma ferramenta de educação e socialização que traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental de seus praticantes. Sua técnica e seus movimentos, simples e rápidos, que trabalham sob partes “sensíveis” do corpo (como genitais, garganta e olhos, por exemplo), tornam a técnica eficiente para todos, independente de sua condição física, idade ou sexo.

 

Por meio do treinamento de Krav Magá, o aluno não desenvolve apenas a capacidade de se defender, mas também, se torna capaz de entender que, a verdadeira questão para superar uma ameaça ou uma situação de risco não está relacionada ao fato de ser mais forte que o agressor, mas sim, em encontrar a coragem para superar o próprio medo e ter o controle emocional para chegar a um estado de bem-estar para poder tomar as atitudes corretas frente ao problema.

 

As aulas irão proporcionar ao praticante:

 

  • Habilidades de defesa pessoal, tornando o aluno capaz de se defender de qualquer tipo de agressão,
  • Alívio do estresse: a natureza física dos exercícios ajuda o aluno a reduzir os níveis de estresse, e o treino, ensina a controlá-lo.
  • Aumento do nível de condicionamento físico: O aluno desenvolve uma melhor agilidade e flexibilidade, além de melhorar a força e resistência física e trabalhar o sistema cardiovascular.
  • Aumenta a consciência situacional, tornando o aluno alerta ao que está acontecendo ao seu redor, tornando-o capaz de ver o perigo se aproximando e, consequentemente, evitando uma possível situação de risco, sem precisar entrar em combate.
  • Desenvolve a auto-estima e autoconfiança: O Krav Magá lida com situações da vida real, desenvolvendo em seus praticantes habilidades para agir nas mais diversas situações de risco. Ao reconhecer rapidamente soluções para uma situação de ataque ou identificar de forma simples e objetiva os pontos fracos de um agressor, o aluno se torna mais seguro e confiante, superando o medo da violência e do “bullying” e andando mais seguro na rua.


Pronto para começar a treinar? Aqui vão algumas dicas para ficar atento antes do iniciar seu treino:

 

Muitos são os motivos que fazem as pessoas buscarem as aulas de Krav Magá. Cada um tem uma história e um motivo diferente para começar sua rotina de treinos. A maioria das pessoas começa o treinamento porque passaram por alguma situação, ou trauma físico e emocional causado por uma situação de agressão, “bullying” ameaça ou ataque. Outras, porque possuem pessoas próximas de si que passaram por esses mesmos fatores. Existem também aqueles que buscam uma atividade física diferente, os que precisam de exercícios por motivos médicos e até aqueles que treinam para socializar e conhecer novas pessoas. Independente de qual seja o seu motivo, é importante respeitar os motivos dos demais, e respeitar o treino e as regras básicas da academia.

 

Outro ponto importante é buscar um centro de treinamento sério e qualificado. A qualidade das aulas, o respeito e a transparência com os alunos são pontos cruciais para seu desenvolvimento. Busque escolas onde os alunos são tratados com muita atenção, respeito e amor. Lembre que os instrutores são antes de tudo educadores e o que é ensinado nas academias, é muito mais do que uma técnica de defesa pessoal. Busque escolas cujos pilares são a educação à boa cidadania e aos valores humanos bem como o amor ao próximo e a consciência social. Somente desta forma, o aluno irá aprender a explorar o melhor de si, torna-se uma pessoa vencedora e um ser humano melhor.

 

Muitas escolas têm instrutores não qualificados com pouca ou nenhuma experiência que oferecem um treinamento incompleto, antiquado e desatualizado, que não inclui muitas técnicas e exercícios extremamente importantes para a defesa pessoal e para o desenvolvimento completo do aluno. A escolha da escola certa depende inteiramente de você.

 

Faça uma visita e uma aula de experiência em qualquer uma das academias da Federação Internacional de Krav Magá e compare. Pesquise, verifique o histórico do instrutor, converse com os alunos. Fale com o instrutor, para aprender sobre suas qualificações e experiência, conheça seu método de treinamento e sua mentalidade.

 

Se o foco ou diferencial da academia que pretende você treinar está no preço, ou no fato de tentarem convencê-lo de que seu progresso será rápido e fácil, desconfie. Se o instrutor ou “Mestre” disser ser o único capaz de ensinar ou somente ele possui conhecimento, ou “autorização” para ensinar, desconfie ainda mais.

 

Procure uma academia da Federação Internacional de Krav Magá e inclua o treinamento de Krav Magá em sua rotina. Saber se defender é um direito de todos. A Federação Internacional de Krav Magá garante a qualidade de ensino através do seu criterioso processo seletivo, com uma formação completa e diferenciada dos seus instrutores. A Federação Internacional de Krav Magá tem por finalidade promover, desenvolver, fomentar, massificar e democratizar a prática do Krav Magá no Brasil. Os pilares da Federação Internacional de Krav Magá são a qualidade do ensino seguindo os ensinamentos do IMI (criador do Krav Magá), a educação à boa cidadania e aos valores humanos bem como o amor ao próximo e a consciência social.

 

Guia Básico de Krav MAgá pra Iniciantes. Técnicas de Chão

AGENDE UMA AULA DE EXPERIÊNCIA GRÁTIS

Conheça nosso Centro de Treinamento e nosso trabalho através de uma Aula de Experiência Grátis!


DESDE 2013 Transformando Vidas

sepa.jpg

Somos o maior Centro de Treinamento da região, com a maior e melhor infra-estrutra preparada para o ensino do Krav Magá no Ipiranga. Além de possuirmos uma grande gama de horários, que oderece facilidade para seu treino, em nossa escola, acreditamos em fomentar uma comunidade de apoio e inclusiva. Você treinará ao lado de indivíduos com mentalidade semelhante as suas e que são apaixonados pelo crescimento pessoal e pelo autoaperfeiçoamento. Confira o que nossos alunos falam sobre nós. Temos certeza que iremos inspirá-lo a superar seus limites e alcançar a grandeza. 

Técnicas de Krav Magá; Guia Básico de Defesa Pessoal para Iniciantes.

Tire Suas Dúvidas pelo WhasApp

Fale com Nossa Central de Atendimento Clicando no Botão abaixo

 

Krav Magá: O Guia Essencial

Compre nosso livro em versão física ou digital:

Krav Magá: Tudo o que você Precisa Saber sobre a Defesa Pessoal Israelense.
Tudo o que você precisa saber sobre a Defesa Pessoal Israelense:


O intuito deste livro não é ser somente mais uma fonte de informações ou de técnicas sobre Krav Magá, mas sim, o trazer ao leitor uma perspectiva mais real e sem nenhum tipo de posicionamento, que possa distorcer ou modificar a verdade sobre tudo que envolve a arte de defesa pessoal israelense.

 

A ideia é que este livro sirva como um guia, para aqueles que já treinam, para os que começaram a treinar agora ou para aqueles que querem começar a treinar Krav Magá futuramente.